FONO MUSIC®

Translate this Page
Enquete
Qual seu estilo musical preferido?
Rock
Pop
Axé
Sertanejo
MPB
Pagode
Gospel
Funk
Ver Resultados

Rating: 3.3/5 (83 votos)




ONLINE
4






Esta é uma empresa fictícia e, foi criada pelos alunos do 8º período de fonoaudiologia, para participação na I Mostra do Fonoaudiólogo Empreendedor da UNIPAC - Ipatinga


Total de visitas: 9521
Imitanciometria

 

A palavra imitância descreve fenômenos elétricos ou mecânicos relacionados com a impedância,que é a oposição à transmiss ão de sinais , e a admitância, que é o seu inverso, ou seja, a facilitação à transmiss ão de sinais . A palavra impedanciometria, utilizada por muitos anos , tem o mesmo significado, mas atualmente os audiólogos preferem a express ão imitanciometria. 
Os imitanciômetros , também chamados analisadores da orelha média, possuem duas funções , a da medida da compliância da orelha média e a determinação do limiares dos reflexos timpânicos . Ao contrário da audiometria tonal e da logoaudiometria, que podem ser feitas em qualquer paciente, a imitanciometria s ó pode ser feita em pacientes com membrana timpânica íntegra. 
O sistema utiliza uma sonda que é introduzida no ouvido do paciente, vedando completamente o meato acústico externo por meio de uma oliva, que existe em vários tamanhos .
A palavra compliância significa liberdade de movimento. A compliância da orelha média é medida várias vezes , com diferentes press ões positivas e negativas exercidas sobre a membrana timpânica por uma pequena bomba pneumática existente no aparelho. Em circunstância normais , o máximo de liberdade de movimento, ou compliância máxima, ocorre quando a press ão é a mesma dos dois lados da membrana timpânica. 
Quando existe líquido no interior da orelha média (otite média secretora), a liberdade de movimento é restrita, e a curva timpanométrica fica plana. A curva interrompida ocorre nas interrupções da cadeia ossicular e nas membranas timpânicas muito flácidas . Quando a rigidez do sistema aumenta, como na otosclerose, a curva é semelhante à normal, porém com seu pico rebaixado. 
Os reflexos timpânicos ocorrem simultaneamente nos dois ouvidos , por isso podem ser produzidos através da estimulação do mesmo lado que está sendo testado(reflexos ipsilaterais ) ou do lado oposto (reflexos contralaterais ). No primeiro caso os sons são emitidos através da própria sonda, no segundo os estímulos são levados ao ouvido através de um fone igual aos do audiômetro. Tanto os reflexos ipsilaterais como os contralaterais possuem um arco aferente, representado pelo estímulo auditivo e as vias aferentes do reflexo, e um arco aferente, relacionado com o nervo facial, do qual o nervo estapédio é um dos ramos .
Normalmente os reflexos timpânicos ocorrem quando os estímulos são de 70 a 90 dB nível de sensação, ou seja, acima do limiar da freqüência correspondente.
Nas perdas de transmiss ão os reflexos são geralmente ausentes , pois não temos energia suficiente para produzí-los . Qualquer perda auditiva de mais de 40 dB no lado do fone e de 5 dB no lado da sonda resulta em reflexo ausente. 
Na verdade, o grande interesse diagnóstico dos reflexos timpânicos reside nas perdas auditivas neuro-sensoriais e mistas , uma vez que através deles podemos investigar duas dimens ões audiológicas , o recrutamento e a adaptação. 
O recrutamento é um fenômeno de origem coclear em que a sensação de intensidade experimentada pelo paciente cresce em desproporção ao crescimento da intensidade física. De forma simplificada podemos dizer que os sons muito baixos não são ouvidos pelo paciente, e os muito altos são ouvidos muito altos . Os pacientes geralmente se queixam que os sons altos os incomodam. 
Na imitanciometria a presença do recrutamento é indicada pela redução do nível dos limiares dos reflexos .
A adaptação é um fenômeno central em que ocorrem alterações dos limiares em conseqüência do tempo de estimulação. Na imitanciometria o teste é realizado estimulando-se o ouvido nas freqüências de 500 e 1.000 Hz, na intensidade corresponde ao limiar do reflexo, durante um minuto. Em circunstâncias normais , a contração do músculo persiste por todo esse tempo. Se o músculo deixar de contrair-se, confirma-se a presença de adaptação. Em freqüências maiores , como 2.000 e 4.000 Hz, a adaptação do reflexo é normal.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional